Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Anastásio da Pérsia-11 < Chapter Anastásio da Pérsia-12 > Anastásio da Pérsia-13

¶De como os psiãos q erã em aqle castelo feriã sam anastasio e o carregauã d pedras muy grãdes. Cap .cccvij.

A Sazõ q o bẽ auenturado sam anastaio estaua em aqle castelo carregãdo pedras auia hy huũs psianos de sua terra. E quãdo viã todo aqlle mal q lhe faziã auiã muy grãde vergõça e doestauã no e deziã lhe Porq fizeste aqsto ca nũca nenhuũ d nossa terra quis ser aão e vees q as feito grãde escarnho de nos. e estauã no elles castigãdo q adorasse os deuses em estas taes palauras enganosas e outras muytas. mas elle deytou as desy. E elles asanharõ se. e ferirõ no sem toda piedade. e depenauã lhe a barba e rõpiã lhe todas suas vestiduras. E faziã aqsto tam solamẽte ao seruo de ds antes lhe poynhã grãdes cãtos en çima dos ombros q podiã reuoluer qtro homẽs e desq lho auiã posto ẽno colo. faziã lho trager assi como estaua em hũa cadea a gargãta e com outra aos pees. e faziã lhe outros muytos tormẽtos muy mas crues e peores. Mas sam anastasio o caualeiro forte de ds todo ho sofria muy alegremẽte polo nome de nosso senhor jesu o.


Guardar XMLDownload text