Corpus de Textos Antigos

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TítuloLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EditorAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Translation/RedactionTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Translation/Redaction Date1300-1325
AttestationLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Attestation Date1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
Text typeHagiografia

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

index   Anastásio da Pérsia-13 < Chapter Anastásio da Pérsia-14 > Anastásio da Pérsia-15

¶De como Anastasio foy ante o adeantado. e desy tomado outrooutro: erro por outra. vez pso ao castelo Capitulo .cccix.

DEspois a cabo d muy poucos dias fez barzabaua o adeantado trager ante sy sam anastasio e disse lhe. Nẽbra te da arte dos encantamẽtos e sacrifica aos duses e morreras maa morte e q percas aqsta vida. E respõdeo emtõ sam Anastasio e disse lhe A quaes deuses me mãdas tu sacrificar. bem sey que o sol e a lũao sol e a lũa: possível erro por ao sol e a lũa, em concordância com a estrutura dos sintagmas que se seguem.. e ao fogo. e ao mar. e ao monte. e ao outeiro. e a todolos elementos. e aos metaes mas me deu a mi o meu snor poder de adorar os entalhamẽtos das vossas maãos. ca todas aqstas cousas ho nosso snor jhesu o as fez pera nosso seruiço. mas errades seruindo aos diabos e as bestas. e homẽs som deos conheçedes os deuses. que he o q vos fizerõ? Mas se vos conhecessedes a o o que nos fez. auer vos hiades de conuerter alguũ tempo a verdadeyra luz. e seriades liurados do poder do diaboo q vos faz errar e creriades no ds q nũca mẽtio aqles q creẽ emno seu nome e q lhes dzia. Ego dabo vobis os et sapietia cui no poterant resistere omnes aduersarij vestri. Que qr dizer. Eu vos darey boca e saber a quẽ poderõ tradizer todolos vossos auersairos. e qs ele fazer seu seruo d homẽ neycio e do estraho polo seu louuor e da força todolos q creẽ em ele. E o scto martir anastasio dizẽdo aqstas cousas e outras muytas taes marauilhauã se todos qntos hy estauã seẽdo ja tres vezes tornado. cõfessando o nome de jhu o. E mãdou o adiãtado q o atassẽ muy fortemẽte e o leuassẽ outra vez ao castelo dõde o truuerõ.


Download XMLDownload text