Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Anastásio da Pérsia-25 < Chapter Anastásio da Pérsia-26 > Anastásio da Pérsia-27

¶De como os filhos de disgesdũ cõprarõ o corpo do santo martir. e soterrou o monje q veera ele ẽno moesteiro d Sergio. Cap .cccxxj.

LOgo q o sãto martir foy morto. o trebuno q auya de uer a carçer q era ão qse o apartar daly para o soterrar. mas en[..]ẽderõ lho en[..]ẽderõ lho: a terceira letra corresponde a tipo muito gasto, de que ficaram impressos apenas ténues vestígios. logo os marteyradores. e nom pode. Mas os filhos de disgesdũ q ouuirõ a fim do marteiro do scto martir. e q lho cõtarõ os se moços q forõ tras o bẽ auẽturado martir quãdo o leuauã a marteirar por tal d uer o cabo d todo seu feito. forõ aos marteirados q os guardauã. e deron lhes a escuso muy grãde auer. e leixaron lhes apartar daly o corpo do santo martyr. E logo ẽna outra noite tomarõ cõsigo o mõje q veera anastasio do seu moesteiro. os moços dos filhos d digesdũ. e tomarõ cõsigo outros mõjes q auia em aqle logar hu fora marteirado. e acharõ os cães q estauã comẽdo os corpos dos outros martires. e o corpo do santo martir estaua apartado de todolos outros. e comia nẽhũa cousa. ca por esto he escrito Preciosa eni e in spectu dni mors sctoru eius Et custodiet dns oia ossa eor ex eis no teret. Que qr dizer. muy pzada he ãte a façe do nosso snor a morte dos se sctos. ca o nosso snor guarda os ossos dles que solamente nom seja qbrãtado. E ẽtõ o mõje q veera Anastasio. tomou o seu corpo e emuolueo em sauãas brãcas muj pçadas q lhe derom os filhos d disgesdũ. e leuou o a moesteiro d Sergio q estaua a hũa milha daqle castelo e soterrou o hy E desta guisa sabede q foy marteirado o bẽ auẽturado martir anastasio. a xxij. dias andados do mes de janeiro ẽna era d vj. çẽtos. e lxx. e sete annos. qndo andaua o ãno em q nossenosse: erro por nosso. snor jesu o naçeo vj. centos. e .xxix. e q auia .xliij. q letario. o segũdo fora rey d Frãça. E xij. q adbaldo fora rey d yngraterra. e xij. q fora rey d lõbardia E q andaua emtõ o anno dos alauianos. e que auia huũ que bubertar era rey dos moros. E .viij. q sçintila fora rey dos godos. E q auia .xxxviij. q Cosdrue era soldã d Persia. E quis ds q este fosse o pustumeiro anno de sua vida por vgõça do santo martir Anastasio. e dos outros q ele matara. E agora ouuide. e contar uos emos as cousas q deziã dle os que o marteirauã. e os que jaziã psos emno carçer.


Guardar XMLDownload text