Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   153d < Page 154a > 154b

seus seruẽtes. e arrebatarõ todos logo a essa hora o muy homildoso seruo de ds. E tirarõ lhe todas qntas vistiduras tinha e atarõ no cordas e estenderom no muy fortemẽte e desy ferirõ no muy cruamẽte com paaos e açoutes. de guisa que assy se podiam arrãcar o corpo dos membros do seu corpo como se fosse vestidura. Mas como quer que aqlo fosse. bẽ vestido estaua ele de fe e de confissam e podia sentir os tormentos o spiritu q atendia a coroa.

¶De como deitarõ a manço cadeas muj pesadas ao colo e ẽnos pees. e ẽnas mãos e o faziam cada dia laurar na obra de hũa aldea. e morreo hy estãdo naqla pma. Capitulo .xix.

DEsque os judeus virõ q nom daua o bem auenturado martir nenhũa cousa por aquelles tormentos deytarom no em prisoões de departidas maneiras e apertarõ lhe todo corpo em ferros. e poserõ lhe cadeas na garganta e outras nas maãos e grandes ferros e muy pesados nos pees de guisa que tantas chagas lhe fezerom as prisoões per todo corpo que se encheo todo de bichos e comiã lhe todolos mẽbros do corpo. e ele com muy grande sofrença escondeo os a maneyra de job. E ajnda demais emhaderõ


Guardar XMLDownload text