Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   156c < Page 156d > 157a

¶De como marçel foy leuado ante o ydolo do sol q fezesse sacrefiçio. e nom quis. Capitulo .xxv.

A Sazõ q os gentios cõselhauam esta crueldade a Prisco o adiãtado estaua o bẽ auẽturado martir muj sem medo e muy forte ẽna cõfissam de nosso senhor jhu o. E por ẽde ho muy cruel perseguidor teue por bem aqllo q lhe cõselhauã. e semelhou lhe q seria mayor crueza de o matar tam aginha mais de ho tormentar de muytos tormentos ante todo o pouoo. E por ẽde mãdou ho leuar ante a ymagẽ de Saturno q estaua ẽna ribeyra do ryo de aratis. E outrosy ha ymagẽ do sol q adorauã hy emna outra parte da ribeyra do ryo. por tal q se quisesse sacrificar q fosse hy degolado. mas a fe do sancto q estaua enfortaleçido per spu sancto se podia quebrantar em nenhũa guisa. mas respõdia semp a qnto lhe preguntauã daqsta guisa e dezia. Todo aqle q ouuer reçebido o ds viuo com todalas suas forças da sua alma e toda creẽça de coraçã. podera sacrificar aos ydolos sem siso. Ca estes ydolos som feytos e formados de pedras. E pois grande nemiga seria se a alma q foy dada do çeo desprezasse o fazedor da sua vida. e adorasse as ymageẽs dos diabos q cõselha o diabo d a


Guardar XMLDownload text