Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   178a < Page 178b > 178c

Onde aueo assy q em çesarea a de palestina forõ marteirados muyt ãos. e ãtre todolos forõ tres mãçebos marauilhosos q auiã nome dles psco e outro malco e alexãdre. E estes todos tres morauã aq seu cãpo peqno ẽno arrabalde d çesarea. e aly estauã eles muj esquẽtados ẽna fe dos aãos E começarõ se ãtre sy mesmos a mal trazer huũ ao outro e dizer. Bem somos neycios e preguiçosos q as coroas do çeo se ganhã cada dia ẽna cidade. e nos as dsejamos as hymos a ganhar sabẽdo que o nosso snor ds e saluador q deu sy mesmo e disse q o regno dos çeeos p força deue ser ganhado e os q som pguiçosos ho podẽ ganhar e saãe ende desonrrad. E eles auẽdo estesestes: erro por estas. razões antre sy forõ se todos muy alegres a cidade. e poserõ se logo ante o mais cruel adiãtado q eles hy acharõ e guisarõ q os marteirasse e ouuide em qual maneira.

¶De como prisco e malco e alexãdre forõ ditados aas bestas e os matarõ e hũa santa molher elles. Capitulo .lxxxix.

LOgo q os santos marteres forom vijndos ante o muy cruel adiãtado da cidade d çesarea. Começarõ no a sahar e a dizer lhe. porq es cruel e mao q derramas emdoado o sãgue dos boõs homẽs e sem mal. e


Guardar XMLDownload text