Corpus de Textos Antigos

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TítuloLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EditorAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Translation/RedactionTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Translation/Redaction Date1300-1325
AttestationLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Attestation Date1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
Text typeHagiografia

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

index   Cipriano-31 < Chapter Cipriano-32 > Ciríaco, Largo e Zinaragdo-1

¶De como os aãos tomarom os corpos dos sanctos marteres. e os meterõ sobre mar. e os leuarom a roma. e os soterrarom hy. Capitulo .clix.

IAzendo assy os corpos dos sctos marteres sãos e enteiros vierõ de noyte os aãos de terra de theoçiano. e mentre q dormiã as guardas arrebatarõ nos e meterõ nos em huũa nao. e leuarõ nos assy como carrega mais prezada q ouro nẽ pedras preçiosas e forõ se pera Roma. E aprenderõ de huũs santos todo o feito de sam çebriã e de justina e de sam theoçiano des o começo ate a fim tambem das vidas como das paixões segundo que vo lo de suso auemos cõtado. E desy derom os seus corpos a hũa dona q auia nome Rofina que era molher muyto rica e de grande linhagem. E elleelle: erro por ella. soterrou os em logar muy honrrado segundo que elles mereçerõ E em aquelle logar hu elles foram soterrados fazia nosso senhor por elles muytos milagres e virtudes Ca sarauã hy os demoninhados e todolos outros de quaaesquer enfirmidades que ouuessem pella graça de nosso senhor Jhesu o e polas orações dos sanctos marteres. E sabede q sam çebriam e santa justina e sam Theoçiano foram marteirados doze dias por andar do mes de setembro. Mas agora vos leyxaremos aqui de falar destes santos e de todolos outros q forom marteyrados emno tempo de Diocleçiano e Maximiano. e cõtar vos hemos das vidas e das payxões dos marteres que forom marteirados emno tẽpo de cõstantino o emperador. E logo da vida e da paixã de sam çiriaco e de sam largo. e d sam zinaragdo que forõ marteirados em roma.


Download XMLDownload text