Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Ciríaco-1 < Chapter Ciríaco-2 > Ciríaco-3

¶De como se partio o diabo do corpo de arthemia a infante. pola oraçã d sam çiriaco o diacono. Capitulo .clxvj.

QUãdo sam çiriaco o diacono foy vijndo ante diocleçiano o emperador. disse lhe Diocleçiano ho emperador. Rogo te q vas onde esta minha filha. E o bem auẽturado sam çiriaco foy ala. E tanto que chegou disse. Emno nome de jhu o mãdo te que sayas della. E respõdeo emtõ o diabo pella boca della. e disse. Se tu queres q eu saya daqui. da me outro vaso em q m’entre. E disse emtõ sam çiriaco. Ueste aqui o meu corpo ẽtra em elles se podeelles se pode: erro por elle se podes.. respõdeo o diabo pela boca de arthemia a infante e disse. Emno teu vaso nom posso eu entrar. ca çarrado esta de cada parte e sanctificado. e disse emtom çeriaco. Emno nome de nosso senhor jhesu o cruçificado say daqui. por tal que fique limpo aqueste vaso pera quãdo sobreuier o espiritu santo. E desy disse a arthemia. Filha cree em ds padre poderoso em todalas cousas e em nosso snor jhesu o seu filho. Emtõ o diabo disse a muyto grandes vozes. Sabe çiriaco q se me tu daqui deytas que eu te farey hir a persia. E disse emtõ sam çiriaco. emno nome de nosso senhor jhesu o say daqui. e sayo logo o diabo que esta voz ouuio e foy se sua via.


Guardar XMLDownload text