Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Ciríaco, Largo e Zinaragdo-8 < Chapter Ciríaco, Largo e Zinaragdo-9 > Ciríaco, Largo e Zinaragdo-10

¶De como forõ degolados çiriaco. e largo. e zinaragdo. outros .xxj. ãtre homẽs. e molheres. Capitulo .clxxviij.

O Dia que aquesto aconteçeo ẽuiou Carpasio o vigairo dizer a Maxemiano augusto. todalas crueldades que auia feitas contra os santos d ds. e como as elles soffriã mujto esforçadamẽte. E qndo o houio Maximiano augusto foy muy sanhudo. e mãdou q fossem degolados çiriaco. e largo. e çinaragdo. e elles d suũ os outros todos q jaziã ẽnos carçeres. e emnas outras prisoões. E desq foy assi dada a sentẽça leuarõ çiriaco. e largo. e sam zinaragdo todolos outros q forã .xxj. p cõta ãtre homẽs e molheres. e degolarõ nos ẽna carreira salaria dẽtro emnas tremas de salustio fora dos adarues. E veo d noite o bẽ auenturado johã o pste. e tomou os seus corpos. e soterrou os aqlla mesma carreira. E o corpo de çiriaco poseo muy hõradamẽte apartado dos outros. e esto foy sete dias por andar do mes d março e tal dia lhes faz festa a jgreja.


Guardar XMLDownload text