Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   216a < Page 216b > 216c

hy seus sacrifiçios. e seus seruiços muy compridos a ds. e ao senhor santo martyr. E traziam polas suas boas obras todolos outros homẽs ao exemplo de milhor. E jouue hy o corpo do sancto martir em aquella jgreja muy honrradamente longos tempos ate que despoys foy perdida a terra. e posta em poder de mouros. e que foy trelladado a carriõ. segundo que agora ouuiredes.

¶De como el rey d murça deu o corpo do bem auemturado sam zoil a rico homem que auia nome dom Fernãdo que o trouuesse pa sua terra. Capitulo .ccij.

AUeo assy a longos tempos depois que aconteçeo todo aqsto que vos de suso auemos comtado que huũ rico homem que auya nome dom Fernamdo muy rico. e muy poderoso. e muy fidalgo a grãde marauilha homẽ d muj grãde guisa e seu padre auia nome gomez. e sua madre doña Tareija e elle era tal q as boas cousas e nobres nom as leixaua jazer ascomdidas Omde aueo assy huũa veez que toto: provável erro. Talvez por tomou. muy grãde caualaria. e foy ajudar el rey d cordoua a sua guerra q auia cõtra outros mouros. E


Guardar XMLDownload text