Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   7b < Page 7c > 7d

e era fisico e naçera en terra de lubura. ¶E desque ouue reçebidos muytos tormẽtos deu o juyz por sentẽça que fosse degolado. E o logar hu descabeçabã os ãos era chamado a palma. porq estauã hy arbores de palmas muy antigas e muy grãdes. ¶E depoys q ouue sofridos muytos marteiros e tormẽtos e q foy tragido a palma a degolar ouue medo. e qse se recusar do marteyro malamẽte Mas vio sam vidal q hy estaua esto. e começou de o chamar a muy grãdes vozes e dizer. yrsicino fisyco: tu q sabes saluar os outros queyras feryr a ty mesmo com o dardo da morte pdurauel. E tu q p muytos marteyros vieste a palma qres perder a coroa q te esta aparelhada de nosso snor. Mas jrsiçino q ouuyo aquesto pos os giolhos terra e começou de rogar aqle que o auya d degolar q o fizisse fazẽdo penitençia porq ouuera medo. E dsta guisa reçebeo marteyro. e feze se martyr de nosso snor. ¶E vidal arabe tomou logo o corpo daqle samto martyr e soterro o dẽtro enna çidade d reuena. E desq lhe ouue cõprida toda hõrra de sepultura que martyr deue auer. Despzou vidal d hyr dali adeãte a mãdado daquele juyz e lhe quis obedeçer. Entõ paulynio cõsul o mãdou prẽder e tãto proqueproque: a abreviatura da primeira sílaba é, erradamente, a de pro em vez de por. despçara de vijr a seu mãdado como porq se descobryra. asy q era ão. e porq cõfor

Guardar XMLDownload text