Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   17b < Page 17c > 17d

emna carreira que he chamada latina a duas milhas da çidade d roma. E em aqle logar fez nosso senhor milagres ata o dia d’oje pola vertude do seu marteiro. E dpois daquesto luxurio foy sse pera a çidade de Tarraçina. e porque pode fazer sacreficar sancta Domiçila. nẽ eufrosyna. nem theadora, tomou lhes todo qnto auiam e queimou as demtro na casa onde morauã. Mas esto vos contaremos majs compridamẽte adeante no liuro das virgẽs hu vos falaremos da paixam de sancta Domiçila. e das outras ambas. E porem vos leixaremos agora aqui de falar de sam Simpliçio. e de sam seruiliano e cõta uos emos cõta uos emos: erro por cõtar uos emos. dos martyres que forõ marteirados emno tempo de Adriano o empador.

Dos martires q forõ marteirados ẽno tpo d adrião o ẽpador e logo d faustino e d caloreçio. e d jonita q forõ marteirados emno quinzeo dia deldel: castelhanismo. mes d feuereiro. e primeiramẽte d como ordenou apollonio a sam faustino d missa. e a jonita do offiçio da ygreja. Capitulo .xxix.

DEpois da morte de Traiano foy adriano alçado por emperador de roma e segundo que


Guardar XMLDownload text