Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   28c < Page 28d > 29a

de Quirino que era corcouada. Capitolo.liiij.v..liiij.v.: numeração de capítulo incoerente. Trata-se do capítulo 54, numeração que se repete erroneamente no capítulo seguinte. É possível que, tento já compostas formas com os capítulos seguintes, com uma numeração sequencial a partir do próximo, o tipógrafo tenha resolvido a ambiguidade de dois capítulos seguidos com o mesmo número, intervindo na composição para acrescentar o v.

QUando Querino ouuio aqstas cousas disse. Guaanhe ds a minha alma per vos outros. Mas diremos em qual guisa eu hey huũa flha mançeba. E queria casar. e he muy fremosa de jesto. mas he corcouada. e pois saade me vos aquela. e dar lh’ei todo o que hei e cõfessarey cõuosco o nome de jesu o E dise lhe emtõ sam Alexamdre. Uay e trege ma corẽdo a mim ao carçer. e tolhe me a cadea do colo e poẽ na a ela e faze a hi estar comigo de suũ a cadea. e amenhaã acha la as sam. E disse lhe Querino. e tu estas aq emna minha casa. como te acharey eu emno carçer. E respõdeo sam Alexãdre e disse. Uay te. ca aquel que me adusse aca. me leuara ala ãte que tu venhas. E como lhe ouue aquesto dito foi sse sua careira. e quis leixar a porta aberta do logar hu jazia Hermes emçarrado. mas disserõ lhe sam Alexamdre o papa. e sam Hermes çara assy como soes. E porque el nom queria fezerom lha çarrar a força e ele çarou a. E eles que estauam ali orando e espedindo se huũ doutro veo o menino a facha açẽdida. e abrio a freesta.


Guardar XMLDownload text