Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Savino-6 < Chapter Savino-7 > Gregório de Espoleto-1

¶De como Uenustião. e sua molher e seus filhos forõ todos dgolados. e d como moreo o bpo sam Sauino. Capitulo .cxliij.

CHegarom aquestas nouas a Maximiano augusto. de como venustiano era tornado cristaão. E foy muy sanhudo a grãde marauilha E emuiou la huũ seu tribuno e seu escrito com ele de suũ como fezesse. E mandou marteirar sam Sauino. e Uenustiano mãdou o degolar. E veo se logo sua carreira luçio tribuno ante que os ouuisse em juyzo fez degolar Uenustiano. e sua molher. e seus filhos emna çidade de Asisio. E os seus corpos escõderom noescõderom no: erro por escõderom nos. os ãos. E nunca poderom ser achados E em esse mesmo tempo. E em essa meesma ora prẽdeo sam sauyno ho bispo e aduse o a çidade d espoleto. E ante q o ouuise mandou o logo ferir tãto ataa que moresse. e assy foy feito. ca tanto foy ferido ataa que lhe sayo a alma. E tomou o seu corpo serena a boõa dona de que vos de suso contamos q auia guardadas as suas maãos. e ajũtou as com o corpo. e soterrou o a duas milhas da çidad d espoleto. E este foy .vij. dias ãdados do mes de DezembreDezembre: erro por Dezembro.. E aly som muy compridas as virtudes e as marauilhas de nosso senhor o saluador jesu o. e aly os çegos alumeados. e sam saãos os emfermos. E ali som espantados os diaboos a louuor. e aa honrra d nosso senhor jhesu cristo. Mas agora vos leixaremos aqui de falar de Sauino. e de sam Marçello. e de Exuperaçio. e cõtar vos emos da vida e da paixõ de sam Gregorio marter. o de espoleto.


Guardar XMLDownload text