Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   António, Sérgio e Erenciano-2 < Chapter Sisino, Diocleciano e Florêncio > António, Sérgio e Erenciano-3

¶De como sam sisinio. e sam diocleçiano. e sam florẽçio forom apedrados. Capitulo .cliij.

AQueles tres sãtos martires morãdo de suũ em aqle logar segũdo que d suso auedes ouuido Aueo assy q se achegarom de suũ para fazer sacrefiçio todos aqueles que soyam sacrificar aos deuses hũa vez em tres annos. e que dezian. que lhes dauam sempre reposta aquele dia das cousas que lhes preguntauam E estes sendo aly achegados fazemdo suas cruezes dos sacrefiçios q auian sempre acustumados de fazer. Diserom lhes os sacerdotes. Que taes repostas auiam reçebudas dos deuses que se lhes quisessem fazer sacrefiçio. Sisinio e diocleçião. e florẽçio que eles nom poderiam dar as respostas que lhes soyã de dar. E quando o poboo ouuio aqsto. mouerom se todos. e trouuerõ nos per força. e porque nom quiserom sacrificar. Apedrarõ nos aly. e matarom nos. e leixarom nos ali so huũ muy grande monte de pedras q fizerõ sobre eles. Mas desque partio daly o mao poboo dos gentis veerom os aãos. e alimparom aqle logar. e soterrarõ hy os samtos martires de nosso snor. E em aqle logar som os bẽs muytos que faz o nosso senhor polas suas oraçoões ataa o dia d’oje. E esto he emna çidade de Ausinio. e agora ouuide. e contar vos emos d sãto Antonio o bpo. e dos outros martires.


Guardar XMLDownload text