Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1114T1082

Horto do Esposo (A)

TitleHorto do Esposo (A)
AutorDesconhecido
EdiçãoPatrícia Franco e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoRedacção original a partir da compilação e tradução de diversas fontes.
Data da Tradução/Redacção1390-1437
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc.198, fls. 1r-155r
Data do Testemunho1390-1437
BITAGAPManid 1114 Texid 1082, cnum 1486
Génerodidáctica e espiritualidade

índice   36c < Page 36d > 37a

E elle abrira e sa outrẽ q carre . E assy parece o gnde poderio do uẽẽcedor . e gnde glia da uictorya aos q crẽẽ em elle . e léém e husam pellas scas scpturas q elle declarou e conpu . Onde diz sco agostinho . cria a tua alma as scas licõões de ds . ca ellas te aparelharõ mesa spual .

[.....................................................................................................................................................................................................................................]O espaço de três linhas e meia deixado em branco, pelo copista, para um título, e a letrina seguinte, de sete linhas de altura, indicam que se inicia aqui o Livro IV. O segundo revisor mostra não ter tido uma correcta percepção da estrutura da obra, visto que inscreve, sobre as linhas em branco, uma capitulação que segue a anterior: Capitolo xbi.

Ihesu o q he sabedoria e ubo de ds padre pdurauel elle p todo e en todo . podia seer conhecido da creatura do mũdo q he ho homẽ ataa q sayu da boca do muy alto senhor ds . e q foy reuelado e demostrado p ds ante os olhos das creaturas razoauees . q som os homẽẽs . Bem assy como a palau q o homẽ tem formada e pensada dentro sua mẽte . pode seer auuda noticia manjfesta nẽ conhecimẽto della . ataa q seia dcta e demostda fora aos sentidos dos homẽs E assy o diz Me hugo . E era maraujlha de o homẽ conhocer a sabedoria de ds . Porq a cre


Guardar XMLDownload text