Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1114T1082

Horto do Esposo (A)

TitleHorto do Esposo (A)
AutorDesconhecido
EdiçãoPatrícia Franco e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoRedacção original a partir da compilação e tradução de diversas fontes.
Data da Tradução/Redacção1390-1437
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc.198, fls. 1r-155r
Data do Testemunho1390-1437
BITAGAPManid 1114 Texid 1082, cnum 1486
Génerodidáctica e espiritualidade

índice   5a < Page 5b > 5c

dou o demo e disse . Óó çiriaco . se me lanças daq . eu te farey hir a psia . E dise lhe sco çiriaco . ẽno nome de nosso senhor Jhu o saae della . E o demo sayu logo da donzella e bauptizou a sco çiriaco . E a pouco tpo mandou rey de psia por sco çiryaco . pa dar saude a sua filha q era maltreyta do emmijgo . E qndo chegou a el Rey de persypersy: erro por persya. . e emtrou hu estaua a filha d'el rrey . em esta ora braadou o diabóó pella boca da donzella dizendo q qres tu çiriaco . E dise çyriaco . em nome de meu senhor Jhu o saae della . E dise lhe o diabóó . cansado es çiriaco . eu te aduxe a psia asy como te ante disse . E com gnde clamor dizia o diabóó ẽno áár . Oo nome espantoso q me faz sair forçosamẽte . E des aqlla hora foy fca a donzela sáá . e cõuteo a sco çiriaco e bauptizou a .

Exemplo .

Hũũ sco homẽ mãdou a hũũ demo ẽno nome de Jhu o q se partisse de hũũ lugur e se fosse morr a outro gujsa q nũca empééçesse a nehũũ q chamasse a gliosa mad de ds . E o diaboo tanto q esto ouuju . feze o mãdado do sco homem . p utude do nome de Jhu .

Do nome de Jhu . capitlo qnto .

O nome de Jhu he de muyta utude . ca este he o nome q deu ujsta aos cegos . e ouuydo aos surdos . e o andar aos çopos . e fala aos mudos e ujda aos mortos . e todo o poderio


Guardar XMLDownload text