Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1567T1416

Flos Sanctorum (fragmento de Santiago de Compostela)

TitleFlos Sanctorum (fragmento de Santiago de Compostela)
EdiçãoArthur Viegas
Tradução/RedacçãoTradução do castelhano, e este, por sua vez, do latim: Jacopo de Varazze, Legenda Aurea.
Data da Tradução/Redacção1380-1425
TestemunhoDesaparecido
Data do Testemunho1380-1425
BITAGAPManid 1567; Texid 1416, 1573, 1574, 1575, 1576, 1577; cnum 2038, 2355, 2356, 2357, 2358, 2359
GéneroHagiografia
NotasTranscrição a partir de: Arthur Viegas, Um códice português da Legenda Aurea: fragmentos duma versão inédita do séc.XV, Lisboa: Tip. e Pap. José Soares e Irmão, 1916.
A numeração é a da página da edição de Artur Viegas e não a do manuscrito, que a edição não regista.
Foi acrescentada e aasinalada a azul a restituição conjectural do título do primeiro texto (Ressurreiçom do Senhor), que A.Viegas não fez.
Entre parêntesis rectos indicam-se segmentos de texto lidos conjecturalmente por A.Viegas e com reticências passos ilegíveis no manuscrito.

índice Page 11 > 12

[...] et vista a rresureiçõ todos a cobrarom. Onde diz sam paulo na primeira pistola ad corinthios no capitº XVº: se Jhsu Xpõ rresuçitou nosa fe vãa he. A terceira rrazom he por fosse enxempro da nosa rresureiçõ. Ca muy tarde fora achado quẽ esperase em na rresureiçõ q̃ auija de vĩjr se ouuese visto primeiro por enxenpro. E por esto diz sam paulo Jhu Xpõ rresuçitou et nos rresucitaremos por a nosa rresureiçõ he rrazõ de emxẽplaria. Da nosa rresurreiçom diz sam gregorio nosso senhor o nos prometeo por premea primeiro nolo mostrou por enxenpro. Por asy como os fiees conhoçesem ho rresuçitado asy em sy meesmos em na fim do mũdo esperasem o galardom da rresurreiçom. E por tanto qujs seer mays de tres dias morto por tal nos outros nom desesperasemos. E por tanto catada a glĩa da rresurreiçõ da nosa cabeça auemos a sperança da nosa rresurreiçõ. Quãto ao quinto por rresuçitou deues a saber por quatro proueytos muy grandes por nos el qujs rresuçitar. Ca a nosa rresurreiçom he obrar justificaçom dos pecados. E emsynando boos custumes et emsynar a sperança de rreçeber et he cream a rresurreiçõ de todos. Primeiro digo a rresurreiçõ de Jhsu Xpõ he obrante a justificaçõ dos pecados. Asy o diz sam paulo em na pistola ad rromanos iiijº .: traydo et dado foy por nosos pecados et rresuçitou por a nosa justificaçõ. Este he o primeiro proueyto. O segũdo digo a rresurreiçõ de Jhsu Xpõ he mostrante nouos

Guardar XMLDownload text