Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   82b < Page 82c > 82d

ptizados orando todos de huũ coracõ. e de hũa võtade. E disse lhes emtõ o anjo de nosso senhor a sam Mareçlino. e a sam Pedro. q tornassen sete dias çedo aql pobo que por eles creera E depois q se descobrissem a sereno juiz.

¶De como sam Arthemio foy marteirado a feridas de cuytelo. e santa Cãdida. e santa Paulina. deitadas d cima da pena. e quebrãtadas pedras. e o bẽ auẽturado marçelino atado a huũa aruor. e o bẽ auenturado sam Pedro ele de suũ. Capitolo.clxix.

EM outro dia e͂uyou. o juiz por eles ao carçer. e aqles q os foron buscar poderõ hy achar sam Marçelino. nem sam Pedro. E cõtarom logo a Sereno. o juiz. de como os achauam. Emtõ o adiamtado emuio por Arthemio. e por cãdida sua molher. e por paulina a virgẽ sua filha. E quãdo os vyo ante sy. começo os a costrãger q sacrificassem aos deuses. E Arthemio. e sua molher. e sua filha diserõ. Nos mẽfestamos o nosso senhor jesu o filho d ds viuo. e porẽ podemos por nemhũa razõ ser emçujados do costume dos sacrefiçios dos ydolos. E qndo Sere


Guardar XMLDownload text