Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   82d < Page 83a > 83b

Paulina virgẽ despenarõ nas da emtrada da coua adẽtro q era muj alta. e ali as qbrãtarõ com pedras ata q as matarõ. E sam Marçelino. o preste. e sam Pedro atarom lhes as maãos d tras a hũa aruor. e leixarõ hi quẽ os guardasse. ataa que o disessem ao juiz.

¶De como sam Marçelino e sam Pedro forom degolados na selua negra. e virõ os que os degolauã hir as suas almas ao çeo emnas maãos dos ãjos. e os soterrou depois sãta luçila. e os diaconos. Capitulo .clxx.

DEsque o juiz soube todas aqstas cousas. que auiã acõteçido. Mãdou os leuar ao mõte q era chamado a selua negra. E agora he chamado a selua brãca. a honrra dos santos martires. E desq chegarõ a meo da selua. começarõ a alimpar dos espinhos. o logar vnde os auiã de degolar. e desy orarõ. e derõ se paz huũ ao outro. e ficarõ os geolhos. e degolarõ nos logo E testimuhauãtestimuhauã: erro por testimunhauã. dpois aqles q os degolarõ q virom as suas almas sayr dos corpos. assy como virgẽs honrrados pedras preçiosas. e com ouro. e com vestiduras brancas. e muy resplãdeçẽtes. e leuauã nas os ãjos aos çeos per meo dos ares. alegrãdo se muyto elas. E auia hi emtõ duas molheres muy sanctas em aqla


Guardar XMLDownload text