Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   92d < Page 93a > 93b

ximiano. e fezerom hi trager ante sy sam Uictor. e o queriam afaagar per muytas razoões. Capitulo .cxcvj.

DEsque ouuerõ feito a sam Uictor aqstas maneiras de tormẽtos. e de penas Mandarõ tornar ao juizo. e poserõ no ante a seeda hu estaua julgãdo o empador. e dixe Maximiano. Uictor sacrifica. e sam victor respondeo. nom sacrificarey. E disse lhe emtõ Maximiano. como te sayas d noyte do carçer. pois q te guardauã tantos caualeliros? E respõdeo emtõ sam victor. saya eu a escuso. mas ante todos estando a porta aberta. E nom hia eu a trebelhar. mas a uisitar os emfermos segũdo que ouue semp em custume. e ds que ajudaua a boa obra. e via que por aqlas guardas nom auia eu vagar de sayr. Emuiaua me cada noyte o seu ãjo que abria as portas que çarrauã os homẽs quanto melhor podiam. E velando todalas guardas. daua me poder de sayr perante todos. e tornar me. E quando o emperador Maximiano. o muy cruel. e muj maao ouuio aquesto. deu semtẽça que hu quer que os cristaãos seuessem escondidos. e os podessem achar Austerio. o Euti


Guardar XMLDownload text