Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   104c < Page 104d > 105a

todalas cousas tolheo nos a gloria. e a claridade da nossa bẽ auẽturança. e deito nos em terra. e deu nos muy maa ãdãça que dura por semp. E pois agora nos q somos tolhidos de todo louuor. e de todo bem se podemos algũs trager per emgano a cõpaha da nossa mizqndade teemo lo por gaança. E disse lhe emtõ o seruo de ds. e pois vos que sodes criaturas muy mesquinhas. e danadas per vossa loucura. porq vos trabalhades d emganar as almas dos homẽs sem nẽhuũa razã. E tãto q ouue aqsto dito emtrou ao tẽplo. e so cõtra a ymagẽ d hercules. e cõtra a dos outros ydolos deuses. e dsy fez o sinal da cruz. e mandou sayr todolos diabos. dizẽdo lhes daquesta guisa. Malditos yde uos pera o fogo pdurauel. q vos esta apelhado. e leixade os coraçoões dos homẽs pera seruiço do seu criador. e liures d todo erro. E tãto q ele ouue aqsto dito. cayerõ logo todolos ydolos qbrãtados em terra. bẽ assy como se fossẽ poos. e os diaboos começarom todos a fogir asanhãdo se. e fazendo muy grãde arroydo. e diserom todos a muy grandes vozes. Grande he o ds dos aãos. que pode liurar de todas coytas quantos em ele creẽ.

¶De como sam Luperculo foy degolado. Capitulo .ccxxiiij.


Guardar XMLDownload text