Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   108a < Page 108b > 108c

sam UIcto. e disse. Ouuy dizer q o teu filho adoraua. e seruia aquel q foy cruçificado em terra de judea. E que leixa aos nossos duses. os q cõuiha seer mais certaãos. e mais hõrrados em toda a creença. Pois manda o trager ante a nossa façe Emtom o menino que era muj fremosafremosa: erro por fremoso. a grande marauilha foy tragido ante ele. E pose se emtom Ualeriano em sua seeda para julgar. e começou o afaagar daquesta guisa. Porq vejo que os teus annos nom som aymda da hidade comprida. trabalhar me hey de te castigar muy mansamente. porque leixes aquesta loucura. em que estas todo embeuedado arte dos emcantamẽtos. e que te tornes ao seruiço dos nossos duses. segũdo mãda o direito dos nossos emperadores. Mas se tu despreçares de o fazer. mester ha que sejas tormentado de departidas maneiras de tormentos. segundo o seu mandamẽto. Ca eles hordenarõ dar por ley. e por mandamento. Que se alguũ ão fosse achado. que adorasse a o. que se o nom quisesse negar. q fosse tormẽtado de departidas penas. Mas o bem auẽturado Uicto. guarneçeo se do synal da santa cruz. e falou muy efforçadamenteefforçadamente: erro por esforçadamente. a muy grandes vozes. e disse. quero eu que me tu cates por peqno. e por fraco. segũdo a cantidade que ves emno meu corpo. Mas qro que segundo a minha alma em

Guardar XMLDownload text