Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   118d < Page 119a > 119b

saão de qualquer emfermidade e em esto nom duuide nemhuũ. E depois a cabo d qntos annos desq foy qdada a psiguiõ dos gentios. fezerõ aly muytos ãos hũa egreja ẽno nome dos sctos martires. Primo. e sam Feliçião. atendẽdo guahar p eles a merçe d nosso snor jhesu o E he aqla ygreja a .xiiij. milhas da çidade d Roma. e faze lhes festa cad’ano a egreja noue dias ãdados do mes do juho Mas agora vos leixaremos aq d falar d Primo. e d Feliçião. e cõtar vos emos da vida. e da paixaõ de Sadornym o bpo d Tolosa. que marteirarõ os gẽtis Tolosa. ẽno tpo destes ẽpadores ãbos Diocleçiaão. e Maximião segũdo q adeante ouuiredes.

¶Da vida. e da paixõ de sam Sadornym o bpo d Tolosa. e logo de como veo a tolosa. E foy o primeiro bpo q hi ouue. Capitulo .cclix.

DEspois q o nosso snor jesu o foy sobido ẽnos çeeos. e ẽuiou o espu scto aos se disçipolos. e forõ os qtro euãgelhos pgados p eles per todalas terras do mundo Aueo assy dpois a muy grãde tpo reynãdo Diocleçião. e maximião estes dos ẽpadores d que vos agora cõtamos. E sendo Deçio. e grato


Guardar XMLDownload text