Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   126b < Page 126c > 126d

¶De como sam Segũdo foy posto emno eculeo. E foy destruydo todo o templo pola sua oraçom. Capitulo .cclxxiij.

DIoniso. o pconsul q vio aquesto disse. Sacrifica ao grande ds Hercules. a quẽ saçrificã todolos ẽpadores. E disse-lhe emtom sam Segundo. Porque me aficas tanto que sacrifique aos ydolos. e aos diaboos. E respondeo emtom o proconsul. e disse. Escolhed duas cousas hũa Ou sacrifica aos duses poderosos em todalas cousas. ou se aqste dia todo sera despẽdido nos te tormentos. E disse emtom o bem auẽturado sam Segundo. Nunca seja bem de ty cão perdido. e filho de maldade. Emtom o proconsul muj grã sanha que ouue. mãdou o alçar ẽno eculeo. e feze o hi atormẽtar muy longamente. E desq foy hi posto. e o atormentauã muj fortemente Oulhou o sãto martir cõtra o çeeo. e começou a orar a nosso senhor. e chorando dezia. Senhor jehsu o que fezeste o çeeo e a trra. e todalas cousas que em eles som. E fezeste o homẽ a tua ymagem. e diseste. Eu som ds: e ha outro ds. senõ eu E fezeste oje a mi teu seruo em aqsta ora. po q digno. emuya o teu anjo q destruya todos aqstes tẽplos dstes ydolos. ca tu hes bẽdito por todos tpos. E


Guardar XMLDownload text