Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   127b < Page 127c > 127d

martires q forõ marteirados emno tẽpo de Galerio maximino. E cõtar uos emos dos que forõ marteirados emno tẽpo de Cõstantino o empador. porque ele os marteirasse que era sãto. mas Lyçinio que era seu cõpanheiro com ele emno emperio. de q vos de suso contamos emna segunda parte do terçeiro liuro. E logo dos quarẽta martires. q marteirou Sebastia Agricolao. o adeantado d Liçinia.

¶Dos martires que forom marteirados emno tempo d Costantino. e De liçinio. E logo dos quarenta caualeiros q forõ marteirados Sebastia. E d como ouuerõ todos nome. e forõ todos presos. Capitulo .cclxxvj..cclxxvj.: erro por repetição do número do capítulo anterior (v. fl. 127b), e que não é corrigido até ao final do impresso.

DEpois q o ẽperador Galerio maximino foy morto. foy Costãtino. o filho de Elena alçado por ẽpador. E esto foy ẽna era de trezentos. e quarenta. e sete annos. quando andaua o anno em q nosso senhor jesu o naçeo. em trezentos. e noue. E que auia.xij. annos que Auriaco. e Aurico forom reis dos godos. E pois segundo que vos de suso cõtamos emna segunda parte do primeiro liuro. como Constãtino tomou por parçei


Guardar XMLDownload text