Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   131c < Page 131d > 132a

sanctos martyres que os leuassem a ribeira do ryo. E os que os leuauam cuydauã aynda do mançebo filho daquela molher que viueria. e leixarõ no aly. e leuarom todolos outros. mas quando a sua madre o vio aly leixar soo. Deitou de si toda fraqza de molher e guarneçeo se de siso e de fortaleza d’homẽ e tomou logo o filho em seus ombros e começou de hir elle tralas carretas. E em leuando ala sayo lhe a alma. e a madre que o tragia deytou o sobre todolos outros nas carretas. E entõ açenderõ muy grãde fogo e qymarõ aly todolos corpos dos santos martires. E cuidarom os adeantados antre si e disserom. Se assy leyxarmos aquestes veram os aãos e tomarom as suas religas e encherõ todo o mũdo deles. mas deiteme losdeiteme los: erro por deitemo los. ẽno rio. E assi alimparõ aquele logar todo em que elles estauam e deytarom nos emno rio.

¶De como os ãos daqla terra d suũ seu bpo. tirarõ as religas dos santos martires do rio. e as guardarõ con grande hõrra. logares muy escõdidos. Cap .cclxxxvij.

QUãdo as religas dos sãtos martires forõ deytadas emno rio prougue a nosso senhor que se ajuntarõ todas em huũ logar baixo que era escauado o ryo. de guisa q pode leuar


Guardar XMLDownload text