Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   135c < Page 135d > 136a

e ouue queimados. e dstroidos todolos sctos logares q os ãos deuẽ adorar. Assi quis ds q aqla sauãa q nos ele ouue polos nossos pecados foy tragido a Persia. o madeiro da cruz d nosso snor jesu o Mas ay ds q grãde marauilha a cruz de nosso snor hia catiua pela neiçidade dos descreẽtes. mas catiuaua ela os coraçoões deles. ca os creẽtes q morauã aqla terra alegrauan se muyto ela qndo a uiã. E os dscreẽtes auiã grãde medo. e muy grande espanto. e grande qbrãto seus corações por medo de lhes vijr algũ mal dla. E esta pola muy grãde nomeada q era toda a trra d Persia da cruz. e dos milagres q ds fazia por ela. Ond aueo assy antretãto. q Magũdat. o caualeiro nouel q era chamado anastasio. outrosy ẽuiou a nomeada. e a vtude da pciosa cruz de jesu o. e começou a pgũtar dla como ql guisa fora o feito da honrra dela. e aprẽdio dousdous: erro por dos. creẽtes a sua vtude. e doutros q lhe dezian q o ds dos aãos enaqla cruz q a psia veera fora ẽforcado pola saude do linhagẽ dos homẽs. E qndo ouuio anastasio. foy tal como a booa terra q esta aparelhada pa reçeber a chuiua. e pera dar fruyto. ca assy logo q ele ouuio a marauilhosa vtude de nosso snor jesu o. e o seu grande nome logo reçebeo dentro ẽno seu coraçõ os castigos da vida. E começou a pẽsar seu coraçõ como

Guardar XMLDownload text