Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   140b < Page 140c > 140d

tros dormiã e vio como estaua no cham os geolhos fincados cantãdo suas oras. E ele que o estaua assy oulhando. vio emtrar pola porta do carçer huũs com vestiduras muy brancas e çercarom o sancto martyr arredor. e resplandeçeo eles muy grãde claridade ẽno carçer. e sayo o judeu de todo seu sentido pola visõ que vira. E disse amtre sy mesmo. Santo ds anjos som aquestes. E desy oulhou de cabo. e vio aqueles mesmos estar cubertos de mantos muy brancos. e ter cruzes emnas maãos. E disse antre sy mesmo. aquestes bpos som. e marauilhando se daquelo q via. oulhou cõtra sam Anastasio martyr de jesu o. e vio como estaua muy grãde claridade amtre todolos outros das vestiduras brãcas. E vio outrosi a essa ora mãçebo muy aposto. e de muy grãde claridade que se parou ante anastasio com huũ emçẽsario d’ouro. e estaua o emçençando. E o judeu q estaua oulhando aquesto. tangeo seu companheiro que hy jazia a cabo dele que era aão. e que era juyz de cicopal por lhe mostrar aquelo que via. mas nom o pode acordar atam fortemẽte dormia. E ele oulhãdo aquelo q via assy era fora de seu sentido q se nom podia mudar. e como estaua tolheyto qrendo se deytar no leito. cayo sobre seu cõpaheyro. e acordou o logo. E o aão preguntou lhe que era aque

Guardar XMLDownload text