Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   142c < Page 142d > 143a

do ẽpador. agora coheçeras cada dia a sua sanha. ca desta guisa te farey eu fazer cada dia ata q moyras E respõdeo lhe ẽtõ o bẽ auẽturado martyr anastasio. nẽ consintirey aos dões do ẽpador. nẽ hey medo das tuas ameaças. E ẽtõ o juyz mãdou o desatar e deitar terra. e poserõ lhe hũa grande traue sobre as pnas. e mãdou a dous homes q se pasassẽ sobrela viga de hũa pte. e outro d outrooutro: erro por outra. por tal de lhe fazer sacrificar aos ydolos a grãde pena Mas pero q sabemos todos q aqla maneira do tormẽto a penas pode ser sofrido O scto martir sam Anastasio dãdo graças a ds poderoso em todalas cousas soffria as dores muy fortemente.

¶De como o juyz fez meter sam Anastasio no carçer. e o verõ ver os ãos. e rogauã lhe que rogasse a ds por eles. Capitulo .cccxviij.

QUãdo o juyz vyo q nom aproueytaua nẽhũa cousa. o q fazia mais. assy como se alĩpa o ferro toda via mays na agoa fria: assy era ele esforçado toda via. mais com as dores pola graça d ds. mãdou o ẽçarrar de cabo emno carçer ataa q disesse o seu feyto. outra vez ao emperador. E o que tinha. o carçer que era cristiano. e o monje que veera com ele emtraua õde ele jazia muy amehude cõfortãdo e castigãdo todo bẽ


Guardar XMLDownload text