Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   145d < Page 146a > 146b

agora contamos assy que muytos delles foram atormentados e mortos de departidas guisas. e os outros foram desterrados e escondidos pollos hermos. E o bem auenturado bispo sam Focas tãto grãde era ha nomeada do seu nome estendido per toda a terra e per todo ho mundo que o mandou o emperador buscar muy afficadamente per todallas partes e de todo coraçõ. Mas porque homẽ de tam grande nomeada nom se poderia esconder longamente. em cabo foy achado e aduzido ante Africano o adiantado.

¶De como sam Foças se razoou com Affricano. o adiantado que estaua assentado en sua seda hu suia julgar os preitos. Capitulo .iij.

DEspois q o bem auẽturado sam Focas foy tragido ante Africano o adiantado Mandou africano guisar a seda em que suya de julgar e sobio em ela e fez poer sam Focas ante sy. e começou ho afagar desta guisa e disse lhe. Qual he o que diz que nom he deos Trajano nosso emperador que matou todollos seus ẽmijgos tãto que os vio. E quãdo Africano disse aquesto sam Focas calou bem como se


Guardar XMLDownload text