Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   163d < Page 164a > 164b

O Bẽ auenturado assi atormentado quãdo os gentios virõ aqsta tam grãde marauilha foram muy espantados e ouuerõ grãde pesar porque assy erã tornados a nada os asacamẽtos das suas crueldades e por tornarõ outra vegada o santo homẽ ao carçer. E desque em elle esteue ja quantos dias começarõ no d cabo atormentar tam cruamente. e tam brauamente como se nunca lhe ouuessem dada pena nenhũa. contendiã em todas guisas elle os contrairos renouãdo lhe as maneiras dos tormentos por tal q lhe podesse vençer a sua grande sofrença. E fezerõ lhe elles todo peyor q poderõ por tal de lhe tolherẽ a coroa de çima da cabeça que tinha ja ganhada e posta. E esto cuydauã elles que seria pollas grandes vozes vaãs e loucas q o pouoo daua contra elle. mas quanto mais vozes lhe dauam. tanto se esforçaua mais ho seu coraçõ pola esperança da gloria que via ja açerca. e que lhe semelhaua que ha tinha antre as maãos. Mas despoys que os tormentadores virõ que eram perdidas em vaão todalas maneiras de tormentos e que se hya passando ho dia em que auiam d veer as gentes o que aconteçeria. Pousarom ho sancto martyr em çima de hũa seeda de ferro. E poserom lhe muy grande fogo de fundo a carne que estaua toda destroyda po

Guardar XMLDownload text