Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

índice   170a < Page 170b > 170c

QUando os tormentadores leuauã a marteyrar sãta pothamiana hiam hy muytos homẽs çujos de luxuria e trabalhauam se muyto de chegar a ella pola escarneçer per palauras e feitos. Mas huũ dos tormentadores que a leuauã a tormẽtar que auia nome Basilides. quando vio aqueles que a queriã cometer tam çujamente ouue doo e piedade dela e defendeo ha a todos e feze os ende arredar. E quãdo a bem auẽturada sancta Pothamiana vio a bondade daquelle homẽ e ho seu boõ prometimẽto e a piedade que em elle auia disse lhe. Certo sey que logo que me eu for pera o meu senhor. logo sem tardãça te aguisarey eu galardom daqueste bem. E tãto que ela ouue ditas aquestas palauras reçebeo muy fortemente os tormentos que lhe estauam aparelhados. E tomarõ pez derretido e deytarom lho pouco e pouco pelos nembros todos do corpo ataa que morreo. e outrosy fezerom ha sua madre santa Marçela. E assy emuierõemuierõ: erro por emuiarõ. as suas almas ao nosso senhor jhesu christo.

¶De como apareçeo sancta pothamiana a sam basilides de noyte. e pose lhe huũa coroa emna cabeça. e desy foy sam Basilides preso e degolado. Capitulo .lxij.


Guardar XMLDownload text