Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   173a < Page 173b > 173c

tença q fosse logo degolado. E foy logo comprido bembem: consoante final parcialmente visível por defeito de impressão. assy eomoeomo: erro por como. elle mãdou. E dsta guisa reçebeo marteiro o santo caualeiro de nosso senhor. e emuiou a sua alma muy alegre. e muy pagada a gloria dos çeos. E por emde vos leixaremos aqui de falar deste caualeiro. e cõtar uos hemos da morte de sam matario que foy de Libia.

¶Da payxom de sam Matario. o de Libia. e logo de como o queymarõ. Capitulo .lxxij.

DEsque este cauallo d q vos d suso tamos foy morto prẽderõ hos gẽtios sãto homẽ q auia nome matario e fora natural d[...]d[...]: trata-se certamente da abreviatura de de, embora um defeito de impressão deixe ver dela apenas parte do d. trra d libia e leuarõ no ante o juiz q estaua julgãdo sua seda. e disserõ d como era ão. E o juyz lho pgũtou e outorgou lho matario muj liuremẽte ante todos qntos hi estauã. E o juiz começou o a cõselhar mujtas vizesvizes: erro por vezes. p mujtas razões q negasse a fee de jesu o. e fizesse sacrifiçio aos ydolos. Mas elle durando toda via mayor esforço ẽna fissã da fee grande esforço deu o juiz p sentẽça q fosse qymado viuo. E bẽ assy foy feyto. E dsta guisa morreo o bẽ auẽturado matario. e reçebeo nosso snor a sua alma. E por ẽde vos leyxareos agora aq d falar delle. e contar uos hemos de sam epimato.


Guardar XMLDownload text