Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   174a < Page 174b > 174c

zer desuiar do seu boõ pmetimẽto. e qndo o juiz o vio assi armado da fee. mãdou fazer muy grãde fogo. e feze o deitar dẽtro elle. e qima lo hy. E desta guisa morreo o bẽ auẽturado erõ. e foy se pa o nosso senhor Mas agora vos leixareos aq de falar dlle. e cõtar uos hemos da payxã d arsemio. q foy aly emtõ de suũ marteirado com elle.

Da paixã d arsemio e logo d como foj tormẽtado d mujtas guisas. e desy morreo qymado. Cap .lxxvj.

QUãdo erõ foj pso segũdo q auedes ouuido prẽderõ os gẽtios de suũ elle outro homẽ sãto d boa vida. q auia nome arsemio. e leuarõ no ante o juiz. E elle outorgando se por vassallo d nosso snor jesu o e dizẽdo q faria nẽhũa guisa sacrifiçio aos diabos. foy arormẽtadoarormẽtado: erro por atormẽtado. d muytas guisas d meira q espadaçarõespadaçarõ: poderá faltar um pronome clítico, em próclise ou ênclise, com função de complemento directo do verbo. todo grande crueza dos tormẽtos que forã muytos. e muy esquyuos. Mas elle todo soffrya muy assesegadamẽte. e muy paz por amor de nosso snor. e louuaua a ds muj fortemẽte suas orações Mas qndo o adiãtado vio aqllo mãdou o deitar no grande fogo q auiã feito pa erõ. e foy hy qimado o bẽ auẽturado arsemio d suũ com elle e reçebirõ coroa q o nosso snor a pmetida aos se sctos martires. E por ẽde vos leixareos aq de


Guardar XMLDownload text