Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   174c < Page 174d > 175a

go d como foy açoutado. e dsy tormẽtado de muytas guisas e cabo morreo a espada. Cap .lxxviij.

EM jazẽdo psos erõ. e arsemio e scto ysidoro. foj pso o bẽ auẽturado discoro q era moço de.xv. ãnos. e era natural d trra d egipto bẽ como os outros todos tres. e foj leuado ãte o juyz. e elle mostrãdo lhe que auia doo e piedade dlle porq era moço. começou o a castigar muj fortemẽte e cõselhar p brãdas palauras. q negasse a fe d jhu o. e fizesse sacrifiçio aos duses. E o moço respõdo lhe muj sesudamẽtte a todo q lhe elle castigaua. d guisa q o pode vençer p rezã nẽ tornar nẽhũa maneira aqllo q elle qria. e por ende feze o ferir açoutes muj fortemẽte por tal de o espãtar e de lhe fazer q fizesse a seu pesar o q qria d grado. mas todo aqsto lhe ouue pueito aly ca semp durou o moço muj firme ẽno seu boõ pmetimẽto. E por ende elle com sanha feze o atormẽtar de muytas guisas. e muy cruamente e sem toda piedade. Mas soffria o o moço muy alegramẽte. e grãde assesegamẽto. razoando se toda via muy apostamente com o juyz. E qndo o juyz vio q o aueria hi al senõ morryrque o nõ aueria hi al senõ morryr: castelhanismo, não só lexical como sintáctico. ãte q fazer nada do q elle qria. ouue doo e piedade dlle tãto q era seu pagado. porq lhe respõdia sabiamẽte todalas cousas q auia elle. e por tiuetiue: erro por teue. por bẽ de o


Guardar XMLDownload text