Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   176d < Page 177a > 177b

ger o bẽ auẽturado apostolico sam cornel e mandou q lho trouxessem diante de noyte ao arreal ante o tẽplo d palas a deosa. e logo q hy foy trazido cometeo deçio daqsta guisa e disse assy. As tu posto ẽno teu coraçõ que nom as cuydado dos deuses nẽ dos mandamentos dos mayoraes nem temes as nossas ameaças ante reçebereçebe: erro por reçebes. letras e ẽbias que som contra o estado de roma. E respondeo emtom sam cornel o papa e disse. Eu reçeby leteras da coroa de nosso senhor pera nom temer as ameçasameças: erro por ameaças.. ca contra o estado de roma. E quando Deçio ouuio aquesto foy todo cheo d sanha e mandou quebrantar toda a cara de sam cornel.

¶De como cornel emtrou em casa d çerial. o cauallo dous creligos de missa. e outro creligo. e fez oraçã sobre salustia a molher d çerial que jazia doente. e foy logo saã. Capitulo .lxxxvj.

DEspois daqsto mandou o emperador q leuassem sam cornel ao templo de mars e que fezesse hy sacrificio aos deuses e se nom quisesse q fosse degolado. Onde aueo q em leuando os caualeiros ao templo começou a rogar huũ deles muy fortemente que auia nome cerial q entrasse em sua casa. ca auia cinco annos q sua molher jazia doente em huũ leyto


Guardar XMLDownload text