Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   180d < Page 181a > 181b

morte. e o q liurou noe ẽna arca do diluuio e abrã do forno dos calde. e ysaac e jacob d muitas coitas. e a loth d pedra xofre e da chama de q ardia sodoa e o q exalçou grãd hõrra a joseph q fora vẽdido ẽno egipto e metido ẽno carçer. e o q fez a moyses q ditarõ sua madre e seu padre ẽno rio caudel do pouo d isrl. E o q abrio o mar vmelho o forte podr e alto e du carreira seca ao seu pouo e fartou os ẽno dserto .xl. ãnos d mãna do çeo e tirou nos d pedra. e o q leuou ao çeo. helias ẽno carro de fogo ẽuolto ẽno toruã. e o q liurou a jonas d vẽtre da balea. e os tres meninos do grãd acẽdimẽto do fogo. e a susãna do falso testimuho e da morte. e a daniel da lagoa dos liões.e o q mostrou a võtad do padre sẽdo ẽbiado do çeo e çebido do spu sco e naçido d sãta maria vgẽ alumiãdo os çegos e fazẽdo ãdar os mãcos e ouuir os surdos e alĩpãdo os gafos e q fazia sayr os diab dos corp d homẽs e q fez da agua viho e q fartou cĩco mil homẽs afora molheres e meninos d cĩco pães e do peixes e depois q forã fartos colherõ doze çestos d releu q ficou. E depoys fartou outra vez d .vij. paães e de poucos peixes .iiij. mil homẽs e molheres e meninos. e a quẽ obedçeo o vẽto e o mar e ãdou sobela agua e se molhou os pees. e q resuscitou os mortos e o q foy crucificado e morto e resuscitou pola nossa saude e dsçẽdeo aos ĩfernos e resuscitou d’ãtre os mortos ao terçeiro dia. e sobio a

Guardar XMLDownload text