Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   192b < Page 192c > 192d

Eu te juro polo meu poder que a my q fiz tantas cousas me vençera hũa virgẽ. E pois toma aqueste farnatũ. e drrama o arredor da sua casa da prateprate: não há outras ocorrências desta metátese, pelo que poderá tratar-se de erro por troca de tipos. de fora. e dsy vinrey eu. e acharey em ella siso cobiça e luxuria. e obedeçer me a logo.

¶De como o diabo pode cõselhar mal a santa justina q estaua oramdo. e leixou o hyr por ẽde sam çibriã. Capitulo .cxxxiij.

A bẽ auẽturada virgẽ sãcta justina q estaua a terçeyra hora da noyte fazẽdo sua oraçam a nosso snor. sentio o remetimẽto do diabo. e fez o sinal da cruz em seus peytos. e bẽzeo toda casa. e rogou a nosso snor q fogisse o diabo. E desy começou a chorar muy fortemẽte e dizer. Snor poderoso todalas cousas. palaura ãte todo o começo q estendeste o çeo e fundaste a trra sobre as as agoasas as agoas: erro por repetição. e feziste o homẽ a tua ymagẽ. e a tua semelhança. e poseste o a sua costella sem manzella nẽhũa. e mãdaste lhe comer da tua creatura. E desy elles sendo tornados desobediẽtes p o comselho da serpente. e sendo dados a morte. Snor ouuestes merçee dando lhes pdom dos seus pecados. e a resureiçõ da vida pdurauel Snor a ty rogo eu ds verdadeiro e perdurauel q me ajudes e comfortes aqsta tua serua


Guardar XMLDownload text