Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   194a < Page 194b > 194c

çy logo e desfiz me assy como çera ante a cara do fogo. E disse lhe emtõ çebriã. Poys o crucidicado q tu temes moor he que ty. E disse lhe o diabo. Sem falha assy he que he mayor q todos. ca por elle ouue ds merçee por todo o mundo. Mais a tod aqles a q nos cõselharmos de fazer erro. todos reçebem por semelhança de ser tormentados ẽno fogo que nunca pode morrer.

De como çebriã foy uertido por o q lhe disse o diabo do feito d jesu o. e rogou elle a nosso snor e ptio se logo dlle o diabo cõfũdido. Cap .cxl.

QUando sam çebriam ouuio aqlo q o diabo dezia marauilhou se muyto. e disse lhe. Pois q assi he eu me deuo de afficar de me fazer aginha amigo do crucificado por q aja esse mal que tu dizes. E disse lhe emtõ o diabo. ca tu me juraste pela virtude da minha hoste per quem nenhuũ nom pode jurar que te partirias de min. Respõde lhe emtom sam çebriam e disse lhe. Desprezo a ty e desemparo a ty e todalas tuas virtudes cheas de fumo. ca eu em esta noyte conheçy a virtude de jhu o. e a oraçã de santa justina virgem e como cõfundio a vos outros todos pola virtude de sua oraçã e vos desfez assi como fumo. E por ẽde benzo eu a min mesmo pola virtude de ds q ha poder


Guardar XMLDownload text