Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   197a < Page 197b > 197c

gãtas. e sacrifiqy mujtas vezes muitos meninos ao diabo q he chamado plutõ. e a outro q he chamodochamodo: erro por chamado. ochata e dsy cortey a cabeça a mujtos homẽs estrahos. e saçrifiqy o sãgue d muitas vgẽs e volue o todo rodoma d’ouro. e offereçe o oo: entenda-se a monotongação da contracção da preposição com o artigo, ao. diabo. E ay d mi q matey a muyt qrẽdo apueitar a morte aos me amigos. e pois todos males fuy eu sẽp ẽuolto. e por ẽde cõfesso d cabo as mihas maldades. e sabede q eu assaqy muyt males d muitas virgẽs. e acusey muitas vgẽs. e acusey mujtas molheres casadas d adulterio e mal dizia os sacrament da jgreja e dspzaua as escpturas e doestaua os saçerdotes e pfaçaua da jgreja d o jesu e fazia aos homẽs p força negar o alumeamẽto dos scos euãgelhos. e pois todas aqstas cousas. e todalas outras q eu fiz ql tpo me auõdaria a cõfessa lo sey ajnda se viuirey .xxx. ãnos mais bẽ sey q todastodas: erro por todos. elles aduro poderia fazer penitẽçia de hũa das nemigas que eu teho feitas. e pois qnto tpo aueria mester pa mil vezes mil enemigas. E pois daq adiante barões amigos dizey me vos o q me uẽ d fazer. ca eu heçi o verdadeiro ds. e sey ql guisa. o negue. Eu qria ser hõrrado. mas as maldades me sobrã aqste selho Eu posso cõtar a multidoẽ dos meus males. Ca eu emsiney a mujtos muytas vegadas fazer muytas nemigas assy como filho do di

Guardar XMLDownload text