Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   204a < Page 204b > 204c

hemos d sam çeriaco. e desam largo e de sam zinaragdo.

¶De como o emperador diocleçiano mãdou tirar do carcer sam çeriaco. e trazer ante si pa sarar sua filha arthemia Capitulo .clxv.

A Muytos dias depois q aquesto foy comtou laudacio a diocleçiano o emperador todalas cousas que auiã aconteçidas dos caualeiros de nosso snor jhesu o q elle matara e alegrarom se muyto Diocleçiano e Maximiano ambolos empadores. e a cabo de poucos dias chegarõ nouas a diocleçiano o emperador q sua filha arthemia era demoninhada. e por ello foy elle muyto triste a grã marauilha. de guisa q quis comer o dia q o soube. E desque auia ja muyto tẽpo q o bẽ auenturado sam çeriaco jazia emno carçer e o auiam todos oluidado vinhã os aãos a ele ao lugar hu jazia preso e alumiaua muytos çegos. e saraua os doentes de muytas ẽfermidades. E tomou dia o diabo arthemia. e ficaua muyto mais forte q as outras vezes e disserõ no a Diocleçiano o emperador. e elle entrou a camara hu estaua a donzela. e começou o diabo a dar muyto grãdes vozes e dizer diante Diocleçiano. Se vier çiriaco o diacono eu sayrey daq. Emtõ diocleçiano emuiou por elle ao


Guardar XMLDownload text