Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   208c < Page 208d > 209a

do empador foy metida por molher a Galicão. e deu ella a elle como em arras sam joliam e sam paulo dous seus seruos que fossem com elle e elle a ella duas suas filhas. Capitulo .clxxxiiij.

DEsque chego Galicano a Roma sua hoste vẽçedor como auedes ouuido. reçebe o o emperador. e todo o pouoo de Roma muyto hõrradamente. e mostrou se lhe o emperador por muyto seu amigo bẽ como deuia fazer. E Galicano q vio aqllo demãdou lhe por molher sua filha a muy santa virgẽ Cõstantina E esto o demandaua elle assesegadamẽte mas a muy grande presa. porque erã leuantadas as gentes de Seria cõtra Roma. e auiã ja tomadas todalas terras de Daçia e de Traçia E por ẽde q elle era muy poderoso em batalhas muytas vezes puado todalas potestades. e os cõdes. e os adiãtados. e todo pouoo de roma. porq viam q nom auia hy nemhũ q assy podesse abrãdar aqllas brauas gentes qriã que se fizesse aqllo q elle qria. E afficauã muy fortamẽte o emperador q lhe dsse sua filha. Mas o emperador Cõstantino grãde cuyta que ouue cuydar. começou fortemente e emtristeçer. porq sabia q a sua santa filha d tal guisa era reigada emno seu boõ pmetimento de


Guardar XMLDownload text