Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   209d < Page 210a > 210b

rey q a nome brada. e elle assy o fez E tanto q chegou a ele deytou se tẽdido em terra el rey brada aos pees de galicano. e começou lhe a pedir merçee por perdõ do seu sangue. e matou nenhuũ de qntos emna hoste auia nem mãdou matar ante lhe derõ os caualleyros d’escoçia preso o seu rey dous seus filhos. E desy liurou toda terra de traçia. e de daçia do poder das gẽtes d’escoçia e fez lhes dar a Roma os tributos q soyã e scoçia feze a obedeçer a Roma. E desy os tribunos q se partirõ delle. e se forã pera el rey Brada d’escoçia polla grãde coyta do çerco da cidade Filiopol de que suso auedes ouuido tornauam se a elle. Mas elle disse lhes q os podiam reçeber em nenhũa guisa. saluo se se tornassem aãos. E os q consentirõ aqlo e se tornarõ aãos pose os elle em muj mayor alteza d caualaria q ante erã. E os q se quiserom tornar aãos feze os ele desarmar e tolher da honrra da caualaria. e elle baptizou se e tornou se logo aão e pmeteo a ds q nũca cessaria jamais. E desque ouue assessegada a terra em qtro annos q ala morou tornou se mayores hostes q os q leuara.

¶De como o emperador cõstãtino reçebeo galicano muj honrradamente em roma. e contou lhe elle toda sua fazenda bem como lhe auia acõteçido. Cap .clxxxvj.


Guardar XMLDownload text