Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   213b < Page 213c > 213d

mo os teus tormẽtos. Ca o nosso snor mãdou emno euãgelho. e disse. Nolite timere eos qui occidut corp. aia aut no possunt occidere: sed illu poti timete q pot aia et corp pdere in geheam. Que qr dizer. qyrades temer aqlles q matã o corpo. e podẽ matar a alma. mas majormente timede aqlle q matomato: erro por mata, em concordância com o tempo da forma verbal seguinte, mete. o corpo e alma. e o mete emno infirnoinfirno: erro por inferno.. Ca os nossos tormentos todos som faleçedores pouco tpo. mas os nossos dsq começasẽ durarõ por semp e nom ha nẽhũa gẽte q o sayba. Emtõ o adiãtado qndo ouuio aqsto foj muyto sanhudo a grãde marauilha. e mandou o açoutar muy cruamẽte. e lhe auõdou aqllo e fez em elle puar todalas maneiras de tormẽtos q tinha assacados.

¶De como o juiz atormẽtou sam zoyl. e em cabo degolou. o elle mesmo sua espada. Capitulo .cxcv.

QUando o juyz vio q quãto o mais atormentauã. tãto mais cõfessaua o nome de nosso snor jesu o. e que via q lhe nom aproueitauã nada os tormentos per que o elle fezesse do seu boõ pmetimẽto foy mouido o seu coraçom [......] amargo que o fel. o seu coraçom [......] amargo que o fel: lacuna semântica; à comparação falta o advérbio mais , necessário para a formação do grau comparativo de superiordade do adjectivo amargo. e tornãdo os olhos contra o santo martyr e apertando fortemente os dẽtes. meteo se de todo o seu poder. e d to


Guardar XMLDownload text