Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   214c < Page 214d > 215a

tre todalas outras cousas nunca qdaua de orar. e despendia pobres todo quãto auia. e vestia os nuus. e visitaua os emfermos. e soterraua os mortos. E por estas obras e muytas outras taaes prazia elle a deos. E pero que elle trazia ajnda neste mundo a carne mortal a sua vida. toda era emno çeo. Mais agora por que nom semelhe que vos poemos a cõtar estorias daqste sãto a outra começada compra aqste pouco que auemos dito delle por mostrar claramente qual mereçeo ser aquelle a quen tam sãto martir. e tam bem auenturado como sam zoil se quise descobrir. E aueo assy huũa noyte que este bem auenturado Agapio estamdo em muy longas oraçoões ouue de cansar. e veo lhe sono aos membros que tinha muyto fracos. e adormeçeo E elle dormindo apareçeo lhe alli o bem auemturado martir sam zoil. e mostrou lhe o logar hu jazia soterrado Esso qual rey. esso qual juyz mereçeo ser coroado per marteyro polo nome de nosso senhor jesu christo. E o tempo e hora em que fora marteirado. por tal que o soubesse todo o pouoo. e que se fosse logo certo. e sem outro guiador ao logar das suas reliquias.

¶De como Agapio como todo o pouo dos aãos foy ao logar hu jazia ho corpo d sam zoil. e começou elle a cauar pmeiro a terra. e desy cauarõ


Guardar XMLDownload text