Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p12a < Page p12b > p12c

Como o abade do moesteiro onde fora sam anastasio o ẽuiou cõfortar suas leteras p do mõjes pa reçeber o mrteiro c .cccx. f .cxxxix. De como o pso q jazia anastasio emna cadea se leuãtaua cada noite elle qndo q elle dzia suas matinas. e suas oras. chegaua seus pees aos seus. e o pescouço ao seu por q lhe fizesse mal a cadea cap .cccxj. fol .cxl. Como o judeu q jazia aly preso vio estar os ãjos arredor d anastasio qndo cantaua suas oras cap .cccxij. fol .cxl. Como o sãto martir foj tragido outra vez ãte o adiãtado e dsy metido ẽno carçer. c .cccxiij. fol .cxl. Como huũ rico homẽ fez tirar da psam sobre sy anastasio pa hõrrar a festa d sãta cruz. e desq ouue pgado na egreja leuou o a sua casa a comer ca .cccxiiij. fol .cxlj. De como sam anastasio foj leuado preso a psia. e metido emno carçer cap .cccxv. fol .cxlj. Como cosdrue o ẽpador ẽuiou a psam hu jazia anastasio adeãtado q lhe pgũtasse se era vdade aquello que dlle fora dicto ca .cccxvj. fol .cxlij. Como o sãto mrtir foj ferido paos. e poserõ lhe hũa grãde traue sobre as pnas. e poserõ huũ homẽ d huũ cabo. e outro de outro sobr’ela por las quebrantar capi .cccxvij. fol .cxlij. Como o juiz fez meter anastasio no carçer. e o virõvirõ: erro por vierõ, talvez resultado de hipercorrecção de castelhanismo. veer os ãos

Guardar XMLDownload text