Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p12c < Page p12d > p13a

cano o adiantado q estaua asentado sua sidasida: erro por seda. hu suya julgar os preytos ca .iij. fol .cxlvj. De como ameaçou africano a sam focas q o atormentaria se se nom outorguasse ao q o empador mãdaua ca .iiij. fol .cxlvj. Como affricano o adiãtado ameaçou focas q o ditaria no fogo e elle disse que era aparelhado para reçeber todolos tormentos capitu .v. fol .cxlvij. Como veo muj grãde chuyua e tremeo toda a trra e affricão cayo trra meo morto todolos cauallos q estauã elle c .vj. f .cxlviij. Como apareçerã aly tres ãjos que fallarã sam focas e veo a molher d africão se cĩquo filhos e sua cõpanha. e deitou se aos pees de sam focas a rogar q lhes pdoasse cap .vij. fol .cxlix. De como sam focas foy leuado ante Trajano o empador. e se raçoou elle e o fez hyr ao tẽplo que sacrificasse aos ydolos cap .viij. folhas cxlix. Como focas foj ẽforcado no eculeo. e abrirom lhe todolos costados garfos d ferro c .ix. fo .cl. Como focas foy decydo do eculeo e leuado ao carçer ca .x. f .clj. Como se abrirõ as portas do carçer e veo hi grãde lume e grãde claridade. espãtarõ se as guardas e forã o santo martir fora dos adaruos da villa. e bautizou os ala cap .xj. fol .clij. Como sam focas o bpo foy metido

Guardar XMLDownload text