Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   2d < Page 3a > 3b

te tornas por aqlas cousas q viste E sam torpeth dise. Em aqsto he prouada a obra ca ja o sol daquele çeeo luze nẽ a luna apareçe nhuũ lugar. e o soom do toruoutoruou: erro por toruon e os q o tragyam morrerã nono: n borrado devido a provável desgaste do tipo. ryo ¶E nero empador disse. Porque nom adoras os nosos deuses segũdo que he custume E sam torpeth disse. Eu adoro o meu snor viuo q esta em os çeeos muy altos. e que fez o çeeo e o sol e os grandes alumeamentos que hy som. Dysse entõ nero. Ouue me torpeth e pensa antre ty mesmo como faças bom seruiço aos deuses. e que nam sejas a teu torto marteyrado de departidas penas. ¶Sayu sse enton sam Torpeth do paaço pẽsando muyto ãtre sy e disse. Que farey eu por nam seruir aos ydolos senom reçeber o baptismo de saude. E ele q sabia bem que santo clerigo d missa que auia nome Antonio estaua escondido em hum mõte say se da vila pola porta que he chamada lucana: e que he açerca de hum cabo do anfiteatro e foy sse d noyte para o monte ao logar onde sabya que jazia santo Antonio. e começou a chamar e a dizer. Padre santo Antonio preste honde es responde me. E enton santo Antonio responde lhe do logar da sua oraçã onde estaua. e dise lhe. Quẽ es tu meu filho? E torpeth disse Eu soom o teu seruo Torpeth. Dise enton santo Antonyo. medo ey

Guardar XMLDownload text