Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   10b < Page 10c > 10d

madre queda de seer esposa Ca jesu o sempre he padre e esposo. e a jgreja madre e esposa. Ca ela nom leyxa de obedeçer a seu esposo e pero qda de ser semp virgẽ sen mazela. Ca o abraçamento de o he mays alargado aa ẽtegridade q espantado ẽno parto da ygreja. mas creçe a vgyndade q descreçe. E poys os ordenamẽtos daqsta. todos resplãdeçem craridade de pedras pciosas de muytas guysas. Da boca do esposo daqsta. saaẽ as boas palauras da ley q he toda carregada de mel. e os afagamẽtos q d durar por semp das virgẽs. Oo como es bẽ auẽturada scta vgyndade q aynda estãdo antre os homeẽs peccadores ẽna terra has muy grandes alegrias. E poys qes cuydas que aueras antre os anjos ẽno çeeo. e como seras muyto amjga dos anjos. e seras muy majs honrrada q todalas pedras pçiosas. Toda hora aueras contigo o muy fremoso mãçebo o filho de ds poderoso todolas cousas E tragera coroa d’ouro ẽna cabeça q resplandeçera mays q toda a claridade do çeeo. Ca pojs q he cousa çerta. que o sol he seu seruente. qnta pode ser a fremosura do snor. poys q tanta he a do seruo. E poys aqste sera semp cõtigo. Oo scta vgyndad cõtigo esta antre todolos outros seus seruos. Ex os viços spirituaes q durã por semp. semp se alegra cõtigo

Guardar XMLDownload text